05 Maio

Como comprar um domínio

Depois de criar uma empresa, é hora de se fazer presente na internet. Para isso, é necessário comprar um domínio para fazer o seu site. Antes disso, vale diferenciar o termo domínio do termo hospedagem.

Enquanto várias empresas podem fornecer a hospedagem do seu site, necessária para armazenar e disponibilizar o conteúdo, somente com o domínio registrado é que você conseguirá colocar a página no ar.

Abaixo, você vê um passo a passo de como comprar um domínio, sendo que todo o processo.

 

Primeiro Passo: Verificando se o site já não existe

Antes de comprar um domínio, recomenda-se procurar no site se aquele nome que você busca registrar já não existe. Lembre-se de que o registro escolhido será responsável por ajudar a fazer a sua marca crescer.

Existem algumas regras básicas para criar o seu nome. O tamanho mínimo é de 2 caracteres e o máximo de 26 caracteres, sendo proibido usar somente números.

Se o domínio já estiver registrado, é necessário buscar um outro nome para o seu site ou colocar outras variações parecidas com a que você buscou. Por exemplo, os sites mais tradicionais são os .com.br, mas também há o net.br, eco.br, vlog.br, wiki.br e várias outras que podem encaixar no seu negócio dependendo do ramo de atuação. Existem também os domínios internacionais, sendo que os .com são os mais populares, porém, assim como os domínios nacionais, há também outras possibilidades, como .pub, .online, .art, .media, .xyz e muito mais.

Para se ter uma ideia, o domínio .com.br representa 91.91% do total, com mais de 3.584.853 de registros. O segundo colocado na lista é o net.br, com 2,42% do total e 94.264 sites registrados.

 

Segundo Passo: Colocando os seus dados

Depois de achar o nome certo para o seu negócio, é só adicionar ao carrinho para “registrar” e preencher um formulário em que é necessário colocar informações pessoais. É importante preencher corretamente para garantir todos os seus direitos em relação ao domínio.

Se alguém estiver te ajudando no cadastro, lembre-se que são os seus dados que devem ser inseridos, já que as informações sobre o titular da conta só poderão ser alteradas posteriormente.

 

Registrando, enfim, o seu domínio

Após o término do preenchimento, você terá que colocar mais algumas informações para registrar o domínio como CPF (em caso de pessoa física) ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica). Depois, é hora de ler o contrato gerado pelo sistema e aceitar os termos descritos. Assim que o registro foi feito, o e-mail de confirmação será enviado para o endereço eletrônico que você cadastrou.

Terceiro Passo: Contratando um plano de hospedagem

Para que seu site fique no ar após o registro, é necessário um plano de hospedagem. A contratação do plano pode ser feita durante o registro ou mesmo após. Basta escolher um de nossos planos disponíveis e mãos à obra. Para conhecer a diferença entre domínio e hospedagem, acesse aqui.

Share this

Leave a reply