27 out

Como usar o cPanel?

O cPanel é um dos painéis mais utilizados para gestão de hospedagem web. Atualmente é utilizado na maioria dos serviços de hospedagem baseados em Linux, por isso a hospedagem cPanel é tão popular. Podemos caracterizá-lo como o melhor amigo de quem hospeda um site, pois ele jamais irá te deixar na mão.

Apesar da popularidade, é comum muita gente ter dúvidas a respeito de seu funcionamento, inclusive algumas pessoas acreditam que para aproveitar as funcionalidades do software é complicado, um bicho de sete cabeças.

Entre os mitos e as verdades sobre uma hospedagem com painel cPanel, o “não saber/não gostar” talvez seja caracterizado pela resistência em aprender coisas novas, ou até mesmo em utilizar a ferramenta com layout diferente daquele que está acostumado. E isso no mundo digital é preciso ser resolvido imediatamente, tipo “cortar o mal pela raiz”.

Acompanhe este artigo preparado exclusivamente para você leitor da HostFlix e aprenda um pouco mais sobre hospedagem cPanel!

Como posso (devo) usar o cPanel?

Antes de tudo, entenda que o cPanel oferece uma interface gráfica e várias ferramentas de automação. E, para conseguir facilitar o processo de hospedagem de site para o usuário, o software oferece uma estrutura de 3 camadas com inúmeros recursos para o administrador do site.

A maioria dos usuários considera o cPanel uma ferramenta robusta e completa! Com todas as informações e aplicações realmente necessárias para a hospedagem de um site, inclusive possibilitando personalizar o layout conforme gosto do freguês.

Vamos então entender como acessá-lo e entender alguns de seus recursos:

Login e senha

Como toda ferramenta de administração, a segurança conta muito. E isso não muda no cPanel: você irá precisar do seu login e senha para acesso ao painel de controle. Este login e senha é fornecido automaticamente pelo sistema quando é criada a conta de hospedagem. Neste caso, verifique seu e-mail e vamos em frente.

Identificando os recursos do painel

Após o logon, logo na primeira página do cPanel, você vai ter visibilidade para as principais informações do software, bem como, os recursos necessários para a manutenção do seu site. Um dos primeiros passos que você deve fazer é configurar o seu e-mail. Assim você consegue receber todas as informações necessárias direto no seu e-mail mantendo a manutenção sempre em dia.

Com o cPanel você será capaz de ter o controle de informações importantes, como:

  • Informações gerais da sua conta
  • Tráfego de acesso
  • Utilização do espaço em disco
  • Transferência mensal
  • FTP (File Transfer Protocol), ou para alguns Protocolo de Transferência de arquivos
  • Uso da CPU e processos em execução
  • Arquivos do seu site
  • Gerenciamento do banco de dados
  • Configurações de segurança e gerenciamento do domínio
  • Módulos de instalações automáticas (WordPress, Magento, Joomla, etc.)

Também é possível ficar atento as informações técnicas, como as últimas versões e atualizações de módulos de programação instalados.

Gerenciador de Arquivos

Esse recurso é um ótimo para quem tem dificuldade em usar o gerenciador de FTP (ou mesmo para que não gosta). Com ele será possível fazer uma navegação entre todos os diretórios em sua conta de hospedagem. Também vai ser possível fazer as seguintes ações:

  • Criação de novas pastas
  • Arquivos novos
  • Transferência dos arquivos (upload)
  • Exclusão dos arquivos (lixeira)
  • Compressão de pastas e arquivos no formato .zip (para fazer download)
  • Permissão de acesso nas pastas do seu site
  • Edição rápida dos arquivos do site
  • E muito mais…

Email (gerenciador)

Neste módulo, o cPanel oferece à seus usuários todos os recursos necessários para o gerenciamento de contas de e-mail do site hospedado. Além da criação dos e-mails, o sistema permite a configuração de encaminhadores, filtros, meios de autenticação, configuração do anti-spam, e muitos outros recursos.

Para acessar o webmail, o cPanel oferece três opções de provedores, então você vai pode escolher aquele que lhe parecer mais prático. Além disso, há a opção de gerenciar as contas online, e também offline (através do Outlook e Eudora, por exemplo).

Domínios

O cPanel oferece recursos para deixar sua página ainda mais completa, possibilitando a criação de subdomínios que serão conectados ao seu domínio principal. Para funcionar corretamente, todos os subdomínios precisam receber uma configuração de DNS.

O recurso do cPanel faz essa configuração de forma automática, porém, muitos usuários afirmam que ele pode acabar não funcionando de imediato, necessitando dessa configuração para que o redirecionamento seja executado com eficiência.

Também é através deste módulo que você irá configurar (se necessário) seus domínios de complementos, ou seja, domínios adicionais à sua conta de hospedagem que o sistema armazena como um subdomínio do site principal. Apesar de estar configurado como um subdomínio, o acesso pode ser feito pelo novo domínio principal. Sendo assim, use domínios de complementos para hospedar domínios adicionais em sua conta.

Já os aliases de domínios (ou domínio estacionado) você pode fazer com que www.example.net e www.example.org mostrem o mesmo conteúdo de www.example.com. Este recurso é ideal para aqueles que registram todos os tipos de domínios da empresa (.com, .com.br, .net e por aí vai).

Conclusão

Os serviços de hospedagem cPanel tem muitas e muitas vantagens. São inúmeros recursos para você gerenciar seu site e deixar o mais profissional possível. Quem procura melhor gerenciar suas páginas pode contar com suas ferramentas. Além dos recursos padrão do cPanel, existe alguns plugins instalados e disponibilizados em alguns planos de hospedagem (como o Softaculous), que podem, pode exemplo, te ajudar até a criar um sistema de comércio eletrônico dentro da sua página, ficar de olho nas estatísticas de acesso, bloquear ou desbloquear um IP no site e muito mais.

O gerenciamento do seu site é o melhor caminho se você quer aumentar a produtividade e a eficiência, e pode ter certeza que o painel cPanel dispõe de ótimos recursos que não vão te deixar na mão.

Share this

Leave a reply