28 Maio

Como instalar o WordPress no cPanel

O WordPress é um software gratuito de código aberto que você pode instalar na sua conta de hospedagem. Os webmasters usam o WordPress para criar qualquer tipo de site. De um simples blog até lojas virtuais, que são mais complexos – qualquer coisa pode ser construída ali. E fique tranquilo, é muito fácil entender como instalar o WordPress.

Por sua simplicidade e versatilidade, o WordPress tornou-se um dos CMS mais populares. Muitos serviços de hospedagem como a HostFlix têm a opção de instalar o WordPress através de auto-instaladores. Literalmente você vai precisar de apenas alguns cliques para ter o WordPress na sua hospedagem.

Então, se você decidiu criar um site no WordPress este tutorial é pra você! Neste conteúdo você aprenderá como instalar o WordPress através do auto-instaladores Softaculous, utilizado na maioria dos painéis cPanel.

Instalação do WordPress com o autoinstalador da HostFlix

Essa opção é recomendada se você irá usar o painel da HostFlix para a sua hospedagem. Esse método de instalação é muito simples e você pode entender melhor através do passo a passo. Devido a sua fácil instalação e manutenção, Softaculous é um auto instalador popular em provedores de hospedagem de site que usam cPanel. Com Softaculous você pode instalar um punhado de diferentes CMS e Apps com apenas alguns cliques. Para ficar mais fácil de entender como instalar o WordPress no cPanel você pode acompanhar através das etapas abaixo.

1. Acesse o painel de controle da HostFlix e clique no ícone Softaculous Apps Installer.

2. Digite WordPress no campo de pesquisa. Você será apresentado com a versão mais recente do WordPress. Selecione esta opção, em seguida, clique em Install Now.

3. Preencha os dados necessários:

  • Choose Protocol  – Escolha o protocolo para o seu site. Se você tiver SSL instalado, é altamente recomendado para instalar o WordPress no protocolo HTTPS..
  • Selecione Domínio – Endereço do seu site WordPress. Você pode escolher um de seus domínios ou subdomínios existentes na sua conta de hospedagem.
  • Diretório – Informe o diretório que deseja instalar o WordPress. Deixe em branco se você quiser configurar o WordPress na raiz do nome de domínio.
  • Site Name – Seu título do site WordPress.
  • Site Description – seu slogan do Website, usado para explicar sobre o que é seu site.
  • Enable Multisite (WPMU) – Escolha se deseja ou não ativar o Multisite do WordPress. Esse recurso permite criar vários sites do WordPress usando a mesma instalação do WordPress.
  • Admin Username – Você precisará usar esse nome de usuário para entrar no painel do WordPress.
  • Admin Password – A senha que você terá que entrar para entrar na área de administração do WordPress.
  • Admin Email – Seu endereço de e-mail. Recomenda-se inserir um endereço de e-mail de trabalho aqui, pois ele será usado para notificações e redefinição de senha.
  • Select Language – Escolha o idioma padrão do WordPress.

4. Clique no botão Instalar e o Softaculous começará a instalar

E é isso! Agora você pode fazer login no painel do administrador e começar a criar seu site. É através do painel do WordPress que você irá carregar seu template, os plugins necessários para seu site funcionar, incluir as páginas e os posts, e demais configurações do site.

Configuração Pós Instalação

Agora que você concluiu a instalação do WordPress, a verdadeira diversão começa. Instalando seu site WordPress é só o primeiro passo de sua jornada como dono de site, e um monte de oportunidades está a sua espera.

Como parte da filosofia do WordPress, você é livre para customizar seu website de qualquer forma que quiser. Seja você está procurando um Plugin de terceiros para deixar seu site mais robusto, ou quer ter o controle total de seu site, você não ficará desapontado com o número de opções disponíveis para você.

Instalando Temas WordPress

Um bom lugar para começar a customização de seu site WordPress, é escolhendo um tema para ele. Selecionar o tema mais apropriado para seu site é um pouco critico. Enquanto o tema padrão do WordPress não seja a pior opção, você iria gostar de ter melhores escolhas de acordo com o conteúdo de seu site para a maior retenção de usuários. Isso também mostra aos seus usuários que você presta atenção aos detalhes – uma qualidade que faz seu site se destacar nesse mar de infinitas opções.

Felizmente, há uma grande variedade de temas gratuitos e premium de ótima qualidade para o WordPress. A forma mais fácil de instalar um novo tema é via o diretório de temas oficial WordPress. Aqui você pode pesquisar por temas gratuitos e rapidamente adicionar em seu site através de alguns passos simples. Para realizar isso, simplesmente vá até o seu painel de administração WordPress e vá para a sessão Aparência. Você deve ser direcionado a página de temas – Clique em Adicionar Novo. Agora pesquise seu tema de preferência, faça o download e instale em seu site WordPress.

Instalando Plugins no WordPress

Além de ter um site com uma aparência bonita e elegante, você também pode ter a chance de implementar mais funcionalidades ao seu site. Enquanto o WordPress é uma CMS diferenciada, rica em recursos para um sistema de gerenciamento de conteúdo padrão, está longe de ser o ideal se você quer utilizar até a última gota de recurso que essa estrutura pode oferecer.

Os Plugins são extensões para seu site WordPress que podem ser utilizados para inúmeros motivos e propósitos. Se você está procurando ter mais controle no painel de administração, melhorar a otimização de SEO, obter melhores estatísticas e análise, deseja acelerar o desempenho de seu site ou aprimorando a funcionalidade geral de seu site, há um plugin esperando por você no diretório de Plugins WordPress. A instalação é similar a instalar um novo tema. Na área do painel de controle escolha um Plugin e pressione o botão Adicionar Novo.

Share this

Leave a reply