28 ago

Porque a minha empresa deve ter um site

A internet hoje é o segundo meio de comunicação mais utilizado, ficando atrás apenas da televisão (e com grande chance de ultrapassar). Dados do IBGE apontam que mais de 50% dos brasileiros utilizam a internet como principal meio de comunicação e informação. O número de usuários aumentou comparado aos anos 2000 a 2010, o crescimento foi de 1.418,9%.Uma empresa que pretende atingir todas as classes sociais, necessita investir na criação de um site, seja no formato de um blog, institucional ou e-commerce, como uma forma de divulgar o seu negócio, atrair o seu potencial consumidor e torná-lo efetivamente um cliente, independente do lugar que ela estiver no momento. Quem ainda não tem uma presença online, está perdendo oportunidades no mundo de negócios. Muitos empreendedores podem pensar “Preciso de um site para minha empresa” para integrar seus negócios com o espaço virtual. Muitos têm conhecimento da sua importância, mas não sabem como devem agir. Confira alguns tópicos abaixo e entenda porque é importante ter um site para sua empresa.

 

1. Confiança na Empresa

Desenvolver um site para sua empresa (seu negócio) possibilita que ela tenha maior credibilidade perante o seu público-alvo, garantindo que os clientes notem o seu esforço e dedicação em possuir um relacionamento próximo, também no ambiente virtual. Isto proporcionará inúmeras vantagens que ajudarão a instituição a lembrar do porquê ter um site.

Com um site criado e sempre atualizado, sua empresa passa a dar, ainda mais, uma imagem profissional para os consumidores, uma vez que a página na web possui informações relevantes a esses clientes, que consequentemente, exaltam a reputação positiva da empresa para seus compradores. A credibilidade começa a ser criada por diversas formas, seja pela importância que a empresa atribui aos clientes, ou até mesmo, aos conteúdos informados em sua página oficial.

 

2. Presença online 24 horas por Dia

Ter um negócio físico possui suas regras específicas em relação ao funcionamento e horário comercial, ao contrário de um negócio online. Em um site ou loja virtual, a empresa está acessível para o cliente no momento em que ele desejar, oferecendo maior autonomia ao consumidor e eliminando problemas do cotidiano, como trânsito e tempo de deslocamento. Com isso, a presença online está ativa 24 horas por dia, tornando possível absorver o maior números de consumidores ao mesmo tempo e em horários diferenciados. Mesmo com um site institucional, seu cliente poderá ter informações relevantes de seu produto ou serviço, tais como horário de funcionamento, serviços prestados, preços, etc.

Quando uma empresa tem a oportunidade de exibir seus produtos e serviços para os consumidores, ela certamente estará em constante “divulgação”, como uma espécie de “vitrine” automática, funcionando como protagonista, e quando aliada ao uso do marketing digital, servirá como ferramenta ideal para a expensão do seu negócio e obter excelentes resultados no espaço virtual, destacando a importância do “site para minha empresa”.

3. Ser encontrado na Internet e Conquistar Novos Consumidores

Como empreendedor, você pode ter sua empresa física e também mantê-la ativa online. Como dito acima, é muito importante que o seu cliente tenha a possibilidade de te encontrar no momento em que ele precisar. Com a enorme quantidade de informações disponíveis na internet, quando o consumidor possui uma dúvida sobre um produto ou serviço que necessita, realiza diversas pesquisas e encontra variadas opções de empresas e negócios que oferecem o que ele precisa. Por esta razão, é de grande importância que você tenha não apenas um site, mas um site otimizado para buscadores, como o Google.

Além disso, um site apresenta infinitas possibilidades de alcançar novos clientes para seu negócio, e para que isto ocorra, exiba para seu público-alvo o maior número de informações sobre seus produtos e serviços, o seu campo de atuação, para que de fato sejam interessantes e despertem a leitura dos públicos. É com detalhe das informações que o Google, por exemplo, utiliza para localizar um site, de acordo com as palavras que uma determinada pessoa digitar para pesquisar.

O site veio para trazer novos modos para a conquistar consumidores, que antes se limitava a ações locais, e agora pode atingir pessoas de diversas partes do mundo. Por meio da página na web, é possível manter um contato com uma pessoa do mesmo bairro, mas também de outro lado do continente. Essas medidas contribuem para o aumento de vendas na empresa, tornando-se alternativas.

 

4. Valorizar e Fortalecer sua Marca no Mercado

Através de um website, além de poder oferecer um produto ou serviço, sua empresa também pode oferecer conteúdos com dicas e informações relacionadas ao mercado, sobre o produtos e até mesmo sobre os clientes. Sua marca será vista não apenas do ponto de vista comercial, mas como um canal de informação sobre o mercado em que atua. Além do mais, realizando um estudo sobre o público alvo, as informações podem ser direcionadas para todos os perfis de consumidores da marca.

Esta deve ser considerada uma das formas de construir uma identidade para a empresa, mostrando ao consumidor o seu potencial e o seu conhecimento sobre o seu negócio, gerando credibilidade e se posicionando como autoridade no assunto. Dessa maneira, fica mais fácil para o consumidor definir qual empresa escolher no momento da compra. Que tal fazer um blog com conteúdos relacionados ao seu serviço e, com isso, atrair mais visitantes e potenciais clientes para o seu site? É uma ótima dica!

 

5. Contato com o Público-alvo nas Redes Sociais e Gerar Novos negócios

O conteúdo de um site deve contar necessariamente com os produtos e serviços oferecidos pela empresa, mas não significa (e não se restringe) que deva excluir outras formas de divulgação, como, por exemplo, as redes sociais, que são fundamentais para o crescimento dos negócios no espaço virtual.

As redes sociais trouxeram diversas facilidades e ótimos benefícios não somente para os usuários, mas também para as organizações, que agora possuem outras maneiras de fidelizarem seus clientes, mantendo-se próximos. Contar com um perfil nas plataformas virtuais “obriga”, de certa forma, a marca a pensar em conteúdos que sejam realmente relevantes para o consumidor, que o façam adquirir seus produtos e serviços, aumentando o número de consumidores potenciais. Portanto, utilize o site como um cartão de visita no espaço virtual.

Para além das redes sociais, após fixar a sua presença online, é o momento de pensar em estratégias para transformar o seu visitante em consumidor final. Além da otimização do site para buscadores (como o Google), é importante direcionar o cliente para a venda.

A utilização de conteúdos educativos, também é uma ótima maneira de atrair potenciais consumidores. Para otimizar esse processo, você pode se utilizar de landing pages que garantem as conversões necessárias para a saúde do seu site e do seu negócio. Além das dicas citadas acima, é de extrema importância que o site da sua empresa seja responsivo, ou seja, acessível de qualquer plataforma, seja um desktop, notebook ou smartphone. Sites responsivos são aqueles que adaptam o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exibidos. Suas vantagens derivam da adaptação a qualquer ferramenta que os usuários estejam usando para facilitar a sua visualização.

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